O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS?

Autores

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani
  • Marcia Cristina Argenti Perez
  • Lucas Sarzi

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7105

Palavras-chave:

Alunos. Anos iniciais do ensino fundamental. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Resumo

Temos como objetivo com esse artigo apresentar as ações desenvolvidas por meio de um projeto de extensão universitária intitulado “O ECA nos anos iniciais do ensino fundamental” realizado no ano de 2016 e discutir os resultados obtidos com a pesquisa realizada durante suas atividades. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi trabalhado por meio de ações interdisciplinares e atividades extracurriculares num projeto social e atendeu 140 crianças, dos 7 aos 17 anos, localizado em uma cidade de porte médio do interior paulista, para a pesquisa foram selecionadas 18 crianças dos 9 aos 11 anos que estavam regularmente matriculadas no 5° ano do ensino fundamental. Como base para nossas discussões, apoiamo-nos em estudos teóricos que fundamentam a temática, possibilitando assim articulação com a prática das atividades desenvolvidas. Além disso, analisamos os dados coletados com os alunos do ensino fundamental sobre o ECA. Estudos sobre essa temática são necessários para que possamos compreender como as ações concretas, articuladas com pesquisa e ensino sobre uma legislação contribuem para a formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Tezani, T. C. R., Perez, M. C. A., & Sarzi, L. (2020). O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS?. Revista Extensão & Cidadania | ISSN 2319-0566, 8(13), 201-210. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7105