MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA: CALCULANDO PERÍMETRO E ÁREA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO

  • Andréia do Carmo de Oliveira
  • Amanda de Melo Souza
  • Luciana Borges Goecking
  • Luiz Alberto Beijo
  • Anderson José de Oliveira

Resumo

O Projeto Matemática para a Cidadania é desenvolvido junto ao Programa Lar-Escola Zita Engel Ayer (CAZITA) desde o ano 2016. O CAZITA foi fundado no ano de 1996 com a missão de promover o desenvolvimento humano, através da formação da criança e do adolescente, oferecendo atividades no contraturno escolar. Apesar de toda a importância que a Matemática exerce na vida das pessoas, é fato que os alunos em geral, apresentam baixo nível de aprendizado em relação a essa disciplina, o que tende a acarretar vários problemas, como evasão escolar, baixa autoestima, entre outros. Neste sentido, este projeto tem como objetivo contribuir para a formação cidadã dos alunos do CAZITA, desenvolvendo a forma de ver e pensar sob o enfoque matemático, fundamentando-se na problematização de questões cotidianas que envolvam a Matemática. No primeiro semestre de 2017, a avaliação diagnóstica das turmas evidenciou a grande dificuldade das crianças com as operações fundamentais. Desta forma, foi implementada num primeiro momento uma revisão de conteúdo a fim de sanar dificuldades e consolidar o aprendizado. Em seguida, definiu-se que, ao final do segundo semestre de 2017, os alunos deveriam ser capazes de calcular o perímetro e a área das figuras geométricas: retângulo, quadrado e triângulo, identificar essas formas na arquitetura, nos objetos e no cotidiano. Observou-se que a aplicação de uma avaliação diagnóstica inicial é de extrema importância para identificar as principais dificuldades dos alunos.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
DE OLIVEIRA, Andréia do Carmo et al. MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA: CALCULANDO PERÍMETRO E ÁREA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 211-227, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7106>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7106.