RELATOS DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADAS NO PROJETO FÁBRICA ESCOLA DE DETERGENTES

  • Sandra Inês Adams Angnes Gomes
  • João Paulo Stadler
  • Edneia Durli Giusti
  • Graziele Del Sent da Silva
  • Viviane Aparecida de Souza dos Santos

Resumo

Este relato traz uma compilação de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por docentes e acadêmicos colaboradores do projeto de extensão Fábrica Escola de Detergentes, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná, campus Palmas. O projeto iniciou em 2011, possui caráter educativo e tecnológico, que possibilita aos acadêmicos participantes o desenvolvimento de habilidades e competências nos procedimentos de domissanitários, otimização, controle de qualidade e relações teórico-práticas voltadas ao ensino de Química e aos cuidados com o meio ambiente. Além disso, o desenvolvimento das ações práticas na Educação Básica visa à sensibilização dos professores em formação inicial (acadêmicos) e em formação continuada quanto à relevância de projetos de extensão com ênfase no ensino e na pesquisa. Um dos principais focos metodológicos do projeto é o fazer prático (manipulação) dos produtos corriqueiros nas aulas de Química, com o intuito de estimular a construção de conhecimento, por meio de recursos práticos, capacitando futuros profissionais da Química com base em uma consciência ecologicamente mais correta. A contextualização do projeto Fábrica Escola de Detergentes com o ensino de Química e a integração com a comunidade oportuniza aos acadêmicos do curso o desenvolvimento de habilidades técnicas e específicas da área de ensino, possibilitando a transposição didática vivenciada na sua prática.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
ANGNES GOMES, Sandra Inês Adams et al. RELATOS DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADAS NO PROJETO FÁBRICA ESCOLA DE DETERGENTES. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 274-289, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7109>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7109.