ATIVIDADES DE EXTENSÃO E AS CONCEPÇÕES DE CIENTISTAS DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Juliana Ricarda de Melo
  • Jeane Cristina Gomes Rotta

Resumo

A concepção de cientistas apresentada pelos estudantes pode ser reflexo de seu cotidiano e, também, influenciada pela mídia. Muitas vezes, estas concepções veiculadas são estereotipadas e acabam não refletindo a visão real do trabalho de um cientista.  Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi, a partir de atividades de um projeto de extensão, investigar as concepções de cientistas de alunos de quatro escolas públicas e propor ações didáticas que possibilitassem a ressignificação dessas concepções. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa e os dados obtidos pelos questionários e desenhos realizados pelos estudantes foram categorizados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresenta uma visão de cientistas influenciada por programas transmitidos na televisão. A partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão, foi perceptível o entusiasmo dos estudantes pelas ações e muitos conseguiram perceber com mais clareza a figura do cientista e a pluralidade de seu trabalho científico.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
DE MELO, Juliana Ricarda; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E AS CONCEPÇÕES DE CIENTISTAS DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 301-316, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7110>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7110.