OFICINA TEMÁTICA DE EXPERIMENTOS EM QUÍMICA

REPENSANDO O ENSINO DE QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Queli Aparecida Rodrigues de Almeida
  • Bianca Bassetti e Silva
  • Geovani Aristeu Lima Silva
  • Suelen Martins Stutz Gomes
  • Thainá da Conceição Gomes

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9.4597

Resumo

Em meio a toda degradação que o planeta vem sofrendo ao longo dos anos, a preservação do
meio ambiente é algo cada dia mais comentado. Muitos pesquisadores começaram a
desenvolver inúmeros estudos na tentativa de fazer com que a química fosse menos prejudicial.
Uma rota que começou a ser muito acessada foi a Química Verde, uma área da química que faz
uso de metodologias e práticas que focam na redução do uso de reagentes tóxicos, em eliminar a
geração de produtos ou subprodutos e resíduos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Nos cursos na área de química diversas práticas são realizadas todos os dias. Muitas utilizam
reagentes altamente tóxicos, outras originam resíduos imensamente prejudiciais. Não é apenas
uma responsabilidade das indústrias e do governo a preservação ambiental, é um dever de todos,
deve-se então introduzir esses conceitos nos cursos técnicos e de graduação principalmente nos
cursos de licenciatura, que formam professores que vão lidar diretamente com a formação de
cidadãos e, assim, podem disseminar uma prática menos prejudicial. O objetivo deste trabalho é,
além de disseminar os conceitos da Química Verde no âmbito educacional e preservar o meio
ambiente e a saúde de alunos e professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Rodrigues de Almeida, Q. A., e Silva, B. B., Lima Silva, G. A., Stutz Gomes, S. M., & Gomes, T. da C. (2018). OFICINA TEMÁTICA DE EXPERIMENTOS EM QUÍMICA: REPENSANDO O ENSINO DE QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL. Revista Extensão & Cidadania, 5(9,10), 1-15. https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9.4597

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência