IMAGENS DE MULHERES DO SEGUNDO PÓS-GUERRA: UMA QUESTÃO DE MODERNIDADE

Autores

  • Luciana Rosar Fornazari Klanovicz

Palavras-chave:

gênero, corpo, revista, Brasil

Resumo

Este artigo discute as maneiras pelas quais a mulher moderna tornou-se discurso no segundo pós-guerra no Brasil, e sua possível relação com a manutenção das fronteiras sexuais. Para isso, foram utilizadas reportagens e imagens difundidas pela revista O Cruzeiro, entre as décadas de 1940 e 1950. A imprensa figurou como uma das principais divulgadoras das expectativas ligadas a uma modernidade "americanizada" no Brasil do segundo pós-guerra. O Cruzeiro, nesse período, discutia a modernidade em artigos ligados à constituição de sujeitos modernos. Nesse sentido, pode-se perceber a revista como construtora de uma subjetividade serializada, que definiu junto a uma rede conexa de máquinas produtivas, máquinas de controle social e instâncias psíquicas, um modo específico de perceber o mundo a partir de discursos de modernidade.

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