A PROFISSIONALIDADE DOCENTE E GESTÃO EDUCATIVA UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA NARRATIVA

Autores

  • Ricardo Castaño Gaviria

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7452

Palavras-chave:

Profissionalidades, Currículo, Trajetória formativa, Gestão Universitária

Resumo

As profissionalidades no campo da docência se definem como as capacidades de colocar os saberes teóricos e experienciais em situação, assim, a profissionalidade e uma condição deliberativa- reflexiva que o docente constrói para desenvolver sua práxis pedagógica e curricular. Nesse sentido, um estudo da profissionalidade envolve a revisão das trajetórias de formação a configuração disciplinar e professional da experiência formativa dos sujeitos da educação, nesses sentidos a gestão educativa entra a fazer parte dessa tarefa de caulificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONAFÉ, J. Enseñar en la Universidad Pública. Sujeto, conocimiento y poder en la Educación Superior. Revista Aula de Encuentro. Universidad de Jaén. Número Especial, 2012.

GAVIRIA, T. Identidad profesional de docentes universitarios. Un estudio exploratorio con estudiantes de la maestría en docencia de la universidad de la Salle Universidad de San Buenaventura, Sede Bogotá. En: Psychologia. Avances de la disciplina, vol. 3, núm. 2, julio-diciembre, 2009. Universidad de San Buenaventura Bogotá, Colombia. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=297225531002

GENTILI, P; TADEU, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Editora Vozes: Petrópolis, 2001.

GENTILI, P. La universidad, espacio para pensar la sociedad, 2015. En: http://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/udea-noticias/udea-noticia.

LARROSA, J. La experiencia de la lectura. Estudios sobre Literatura y Formación. Barcelona: Alertes, 1996.

MÈLICH, J. Del extraño al cómplice. Barcelona: Editorial Anthropos, 1997.

NOGUERA, C. Pedagogia e governamentalidade ou da Modernidade como uma sociedade educativa. São Paulo: Autêntica, 2011.

RICOEUR, P. Sí mismo como otro. Madrid: Siglo XXI, 1996.

RUNGE, A. Foucault: La revaloración del maestro como condición de la relación pedagógica y como método de formación. Una mirada pedagógica la hermenéutica del sujeto. En: ZULUAGA, Olga, et al. Foucault, la Pedagogía y la Educación. Pensar de otro modo. Bogotá: Editorial Magisterio, 2005.

ZULUAGA, M. Identidad y devenir. Bogotá: San Pablo, 2014.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Castaño Gaviria, R. (2020). A PROFISSIONALIDADE DOCENTE E GESTÃO EDUCATIVA UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA NARRATIVA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(1), 37-56. https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7452

Edição

Seção

Artigos