BRINCADEIRAS NO QUINTAL: CAMINHOS PELOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7231

Palavras-chave:

Brincadeiras, Infância, Brinquedos, Culturas infantis

Resumo

O presente trabalho aborda reflexões e diálogos acerca dos brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais, assim como a sua importância para a cultura lúdica infantil. São apresentados alguns brinquedos e brincadeiras que permeou e/ou permeia a infância de crianças por gerações dos municípios do Vale do Jiquiriçá-Bahia como: Amargosa, Mutuípe, Brejões, São Miguel das Matas, Ubaíra e os distritos destas localidades. Os brinquedos permeiam e estimulam a ação do brincar, sendo referenciação da cultura, aos quais os sujeitos fazem parte. As brincadeiras introduzem os sujeitos infantis a cultura ao qual fazem parte, onde seu exercício promove a construção das culturas infantis e lúdicas. É relevante promover as vivências e as experiências infantis a partir dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais, no intuito de preservação da cultura e do desenvolvimento total dos sujeitos. Esse artigo teve como objetivo discutir com bases teóricas a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica. Por fim, fica registrado a importância da valorização da cultura popular brincante, no intuído de manter as tradições, os brinquedos e as brincadeiras para o conhecimento das gerações atuais e futuras.

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Biografia do Autor

Rafaela Sousa Guimarães, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade-PPGECID-UFRB, Especialista em Educação Infantil e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC e Brinquedista.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Guimarães, R. S. (2020). BRINCADEIRAS NO QUINTAL: CAMINHOS PELOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ-BAHIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(1), 6-19. https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7231

Edição

Seção

Artigos