Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados

  • Daisi Teresinha Chapani
  • Carla Patrícia N. Luz

Resumo

O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-11-15
Como Citar
CHAPANI, Daisi Teresinha; LUZ, Carla Patrícia N.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 3, n. 1, nov. 2018. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434>. Acesso em: 19 dez. 2018.