Engenho de Composição: a formação do professor de dança no contexto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Autores

  • Silvana Ribas dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7161

Palavras-chave:

Extensão Universitária; Formação em Dança; Processos Criativos.

Resumo

O assunto discutido neste artigo é parte dos estudos desenvolvidos em minha pesquisa de mestrado, defendida em 2019, junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, que propõe, analisar as contribuições do Programa de Extensão Engenho de Composição na formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, avaliando as ações do mesmo como agente de formação dos futuros professores de Dança. No recorte ora apresentado, destaca-se o Engenho de Composição pelas possibilidades de formação, de construção de vínculos e compartilhamento artístico com a comunidade. Foram utilizadas neste trabalho: análise de documentos, a exemplo do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Dança, depoimentos de egressos do curso de Licenciatura em Dança e entrevistas semiestruturadas do tipo conversacional, tendo como informantes os professores que passaram pela coordenação do Programa de Extensão Engenho de Composição. A pesquisa possui abordagem metodológica qualitativa baseada em observação participante. Nas considerações finais, destaca-se a perspectiva emancipatória inerente ao fazer artístico e suas contribuições para o campo da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, C. M. C. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo/SP: Editora UNESP, 2009.

ASSIS, T. S. Múltiplos Olhares: A Formação do Professor de Dança em Questão. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON, v. 9, n. 01. Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON, São Cristóvão: set/2015, p. 1-9.

BASBAUM, R. Vivência crítica participante. ARS (São Paulo), v. 6, n .11, 2008.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS - FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. In: Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2012, Manaus. Anais... Manaus/AM: FORPROEX, 2012.
Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prorec/diretoria-de-extensao/documentos-da-extensao-de-ambito nacional/politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012/view>. Acesso em: 17 ago. 2018.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. São Paulo/SP: Autêntica, 2014.

LOPONTE, L. G. Docência Artista: arte, estética de si e subjetividades. 2005. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2005.

MOLINA, A. J. Experiência artística no ensino superior em dança: ativações para um currículo encarnado. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 2015.

SÍVERIS, L. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: SÍVERIS, L. (Org.). A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília/DF: Liber Livro, 2013.

SCHETTINI, R. A. O Marujeiro da lua: Jogos performativos: política, poética e espetacularidade na formação de professores de teatro e de dança. 2013. 317 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 2013.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. 1. ed. Campinas/SP: Papirus, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança. Jequié/BA, 2011.

______. Projeto de Extensão Engenho de Composição. Jequié/BA: DCHL, 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-02

Como Citar

Santos, S. R. dos. (2020). Engenho de Composição: a formação do professor de dança no contexto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 70-84. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7161