Sobre a Revista

Escopo e tipos de artigos aceitos:

A RID aceita artigos que tragam resultados de pesquisas, relatos de experiência ou discussão teórica a respeito da formação e da inserção profissional de docentes de qualquer modalidade, disciplina ou nível de ensino. Especificamente, esperamos que os manuscritos submetidos abordem as características, potencialidades, inovações, limitações e/ou dificuldades no contexto das políticas públicas e das práticas relacionadas à formação inicial ou continuada e à inserção profissional de docentes ou ainda analisem experiências que ocorrem nos contextos dos cursos de licenciatura, de programas de formação professores em serviço, dos estágios, do Pibid, do Programa de Residência Pedagógica, de comunidades de práticas, de grupos de pesquisa etc.

Os artigos que se propõem a divulgar resultados de pesquisas empíricas, sejam originais ou de revisão, devem apresentar embasamento teórico, rigor metodológico e demonstrar resultados consistentes que possam contribuir para o avanço do conhecimento a respeito da formação e/ou inserção profissional de docentes.

Os artigos de relato de experiência devem se constituir em uma descrição detalhada de uma experiência vivenciada pela(s) pessoa(s) autora(s), acompanhada de uma interpretação e/ou análise fundamentada teoricamente e que aponte claramente as aprendizagens produzidas no processo. Espera-se que o relato explicite suas contribuições para a formação e/ou inserção profissional de docentes.

Os artigos de ensaio teórico envolvem a análise crítica de conceitos e teorias, visando promover reflexões, análises e argumentações fundamentadas teoricamente, que possam colaborar para uma melhor compreensão dos processos que envolvem a formação e/ou inserção profissional de docentes.

 Processo de Avaliação por Pares

Todo artigo submetido é avaliado pela equipe editorial para verificação de concordância com o escopo e com as normas da revista, em caso negativo, ele é devolvido aos autores, em caso positivo, segue para avaliação, que é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc,  seguindo o sistema duplo-cego. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, o manuscrito é encaminhado a um terceiro parecerista.

Caso o artigo tenha recebido parecer positivo, para que seja publicado, os autores devem atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores ou apresentar justificativa para o não atendimento. Tal justificativa será analisada pela editoria, que levará em consideração apectos éticos, técnicos e editoriais para aceitá-la ou rejeitá-la.

Os trabalhos submetidos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

  • Adequação ao escopo da Revista
  • Adequação do título do artigo ao texto
  • Clareza na formulação do tema e dos objetivos do artigo.
  • Adequação dos procedimentos metodológicos empregados
  • Contribuição  para o conhecimento sobre a iniciação à docência e a formação de professores.
  •  Coerência entre a formulação do(s) problema(s) e os argumentos desenvolvidos no corpo do texto.
  • Clareza na análise e apresentação de resultados e na articulação das conclusões.
  • Pertinência e atualidade da bibliografia utilizada.
  •  Adequada apropriação da bibliografia para a fundamentação dos argumentos do autor.
  • Correção da linguagem e redação empregada.
  • Uso adequado das normas da ABNT.

A publicação é online e gratuita, sendo que os direitos autorais serão integralmente cedidos à RID.

Na submissão de artigo, os autores concordam em fazer parte do corpo de pareceristas, podendo ser solicitados a avaliar trabalhos.

Periodicidade

A partir do ano de 2023, a RID publica os artigos de forma contínua, compondo um volume por ano, de forma exclusivamente online. De 2016 a 2022 o periódico manteve publicações semestrais, igualmente, por meio digital.

Política de Acesso Aberto

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor, desde que faça a devida citação da fonte.

A RID também não cobra qualquer taxa para a submissão e publicação de artigos.

Estatísticas e indexadores

Os indicadores de acesso são obtidos pelo Google Analytics 

Há atribuição de DOI (Digital Object Identifier) para cada artigo publicado. 

A RID está indexada em várias bases nacionais e internacionais (veja aqui)

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS, CLOCKSS e PKP PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.