A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência

Autores

  • Amanda Caroline Biazon
  • Alessio Gava

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7162

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.

Resumo

Recorrer a atividades lúdicas na área do ensino, como por exemplo utilizar jogos em sala de aula, é hoje em dia uma prática cada vez mais comum. Neste artigo é relatada uma experiência realizada no âmbito do PIBID em um colégio estadual do interior do Paraná, derivando algumas conclusões sobre a utilização e a contribuição dos jogos matemáticos nas práticas de ensino e aprendizagem de crianças e jovens, assim como sobre a importância desses recursos e estratégias didáticas como objeto de aprendizagem e fixação do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, S. L. P.; CARVALHO, T. O. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. Programa de Desenvolvimento da Educação. Londrina/PR, 2009.
Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-8.pdf>. Acesso em: 15/10/2019.
CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2006.
CURY, A. Filhos brilhantes Alunos fascinantes. Rio de Janeiro/RJ: Sextante, 2006.
FLEMMING, D. M.; COLLAÇO DE MELLO, A. C. Criatividade Jogos Didáticos. São José: Saint-Germain, 2003.
STAREPRAVO, A. R. Jogos, desafios e descobertas: o jogo e a matemática no ensino fundamental – séries iniciais. Curitiba/PR: Renascer, 1999.

Downloads

Publicado

2020-08-02

Como Citar

Biazon, A. C., & Gava, A. (2020). A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 85-93. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7162