Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas

Autores

  • Marcos Douglas M. de Holanda
  • Izabela Barbosa Freitas
  • Ana Cláudia da S. Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7160

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem; Ensino Médio; Operações Matemáticas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos do 2º ano do ensino médio têm quanto às operações básicas do componente curricular Matemática, as quais são ensinadas no início da formação escolar dos discentes. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 98 alunos, situados tanto nas escolas privadas, quanto públicas dos estados de Pernambuco e da Paraíba. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com três questões que apresentavam a utilização de uma ou mais operações matemáticas. Por questões éticas, os sujeitos participantes do trabalho não foram identificados. Após tabulação dos dados do questionário aplicado, constatou-se que mais de 50% dos participantes não acertaram as questões propostas e 57% não responderam questões que envolviam operações matemáticas básicas. Destacamos que pesquisas futuras serão necessárias para verificação dos motivos das dificuldades apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

BARBOSA, L. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2. ed. Curitiba/PR: Bolsa Nacional do Livro, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília/DF: MEC/ SEF, 1998, 148p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33. ed. São Paulo/SP: Paz e Terra, 2005.

_______. Pedagogia da autonomia. São Paulo/SP: Paz e Terra, 2009, p. 38 a 40.

GÓMEZ–GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolos e significados. In: TEBEROSKI, A.; TOLCHINSKY, L. (Org.). Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo/SP: Ática, 1996.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre/RS: Mediação, 2001.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. São Paulo, 2008. Disponível em: <https://sauvesgiuclic.blogspot.com/2018/11/baixar-avaliar-para-promover-as-setas.html>. Acesso: 01 out. 2018.

JERÔNIMO. F.; MEDEIROS. M. A Escola que eu Quero. Trabalho apresentado no XX Encontro de Iniciação à Docência, João Pessoa – Paraíba, 2018.

MANZINI, E. J. Entrevista semiestrutura: análise de objetivos e roteiros. 2004. Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf>. Acesso em: 1 out. 2018
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciência da Educação, n. 8, p. 7-22, 2009. Disponível em: <http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf> . Acesso em: 05 jan. 2019.

MATO GROSSO. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar. Cuiabá/MT: Seduc, 2000.

MAZUR, B. What Should a Professional Mathematician Know 2009. Disponível em: <http://people.math.harvard.edu/~mazur/preprints/math_ed_2.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

PAROLIN, I. C. H.; SALVADOR. L. H. S. “Odeio matemática”: um olhar psicopedagógico para o ensino da matemática e suas articulações sociais. Revista Psicopedagogia, v. 19, n. 59, p. 31-42, 2002.

PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre/RS: Artmed, 1996.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre/RS: Artmed, 2007.

TEBEROS¬KI, A.; TOLCHINSKY, L. (Org.). Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo/SP: Ática, 1996.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre/SP: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-08-02

Como Citar

Holanda, M. D. M. de, Freitas, I. B., & Rodrigues, A. C. da S. (2020). Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 56-69. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7160