O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria da submissão foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega .

Diretrizes para Autores

1 PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

1.1 Idioma: serão aceitas contribuições em português, com o respectivo resumo nas línguas portuguesa e inglesa.

1.2 Especificações gerais: o artigo deve conter o máximo de laudas dependendo do tipo de trabalho (ver Política de seção), isso incluindo referências e ilustrações. O artigo deverá ser estruturado com os seguintes itens: folha de rosto (apenas título em português e inglês), resumo/abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, referências. Artigos de natureza qualitativa podem juntar os itens Resultados e Discussão ou apresentarem nomeações específicas dos itens, mas respeitando a lógica estrutural de artigos científicos. Todos os itens devem ser iniciados em uma nova página.

1.2.1 Juntamente com o manuscrito deve ser enviado como documento suplementar a declaração da existência ou não de conflitos de interesses (modelo) e a declaração de tranferência dos direitos autorais (modelo).

1.3 Formatação 

  a) Título em português e inglês: centralizado, negrito, fonte Calibri, tamanho 14, letras em CAIXA ALTA. Duas linhas após especificar o título em língua inglesa com a mesma formatação;

 b) Autores/Filiação: Em se tratando de artigos que deverão passar pela avaliação por pares, todos os dados dos autores, bem como qualquer informação que os identifique deverão ser informadas somente no local indicado pelo sistema, NÃO devendo portanto estar contidas no arquivo de texto submetido, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista  conforme as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

c) Autores/Quantidade: Será respeitada a quantidade máxima de cinco autores(as) por artigo. Em caso excepcional será avaliada a possibilidade da adição de mais autores(as) conforme a justificativa apresentada.

d) Órgãos e instituições financiadoras: quando for o caso, citar apenas no local indicado pelo sistema, NÃO devendo portando estar contidas no manuscrito submetido.

      1.3.1 Resumo

      Todos os artigos submetidos à Revista Saúde.Com, com exceção das contribuições enviadas às seções Resenha ou Cartas, deverão ter resumo na língua portuguesa e em inglês.

  a) O resumo deverá ser confeccionado em parágrafo único, contendo o texto para Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Porém, não mencionar no resumo os itens que compõem a estrutura do manuscrito.

  b) Resumo em português: conterá no máximo de 1500 caracteres com espaço e três a seis palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde - DECs.

  c) Resumo em inglês (abstract): será a tradução do resumo em português para língua inglesa e conterá três a seis palavras-chave (keywords) correspondente ao descritor em português e de acordo com  Medical Subject Headings – MESH.

      1.3.3 Introdução, métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos:

  a) Corpo: o manuscrito deve ser apresentado em folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm. O texto deve possuir espaço 1,5 (entrelinhas), fonte Calibri, tamanho 12. Numerados no canto superior direito.

  b) Observações: notas de rodapé e anexos não serão aceitos.

      1.3.4 Colaboradores

      Deverão ser especificadas, apenas via sistema, as pessoas, organizações, ou serviços que contribuíram para o conteúdo ou ofereceram apoio financeiro ou logístico para o trabalho apresentado na submissão.

      1.3.5 Referências

      As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem numérica, seguindo FIELMENTE as normas gerais do estilo Vancouver. Devem ser numeradas (por números arábicos sobrescritos) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que aparecem os autores que forem sendo citados no texto e listadas ao final do artigo na seção Referências.

   


Exemplo

1) Na visão de Pereira³ os modos de conduzir a vida permeiam várias instâncias dentro de um contexto social.

2) Os modos de conduzir a vida são traçados nas várias instâncias dentro de um contexto social³ .


      Com relação as referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto. Quando a citação e/ou referências forem trabalhadas com auxilio de algum software (EndNote®, Reference Manage®, Zotero, etc.) transformar as citações e referências em texto.

      Lembrando que a veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es). Para tanto, leia atentamente os exemplos no anexo 1.

1.4 Ilustrações

      1.4.1 Informações Gerais

      Os seguintes tipos de ilustrações serão aceitos: gráficos, mapas, fotografias, organogramas, fluxogramas e tabelas. Todas as ilustrações devem possuir um título e serem enviadas em formato de alta qualidade. Não incluir as ilustrações no corpo do texto. Deve-se especificar, no corpo do manuscrito, a ilustração que será incluída como no exemplo:


Exemplo

<inserir figura 3> e/ou

<inserir mapa 1>


      As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados. Os nomes dos arquivos das ilustrações deverão corresponder ao proposto no manuscrito. Exemplo: (...) Como visto na tabela 1(..). O arquivo da tabela 1 será nomeado como tabela1.wmf (neste exemplo um arquivo Windows Metafile).

      1.4.2 Gráficos, Mapas, Fotografias, Organogramas e Fluxogramas

      Formatos de arquivos aceitos:

  1. Gráficos Mapas Windows Metafile (WMF);
  2. Microsoft Excel (XLS/XLSX);
  3. Open Document Spreadsheet (ODS);
  4. Windows Metafile (WMF);
  5. Encapsuled PostScript (EPS);
  6. Scalable Vectorial Graphics (SVG);
  7. Fotografias, Organogramas e Fluxogramas Tagged Image File Format (TIF/TIFF);
  8. Joint Photographic Experts Group (JPEG / JPG);
  9. Bitmap (BMP);
  10. Formato vetorial incluído nos seguintes formatos de arquivos: Microsoft Office Word (DOC/ DOCX);
  11. Rich Text Format (RTF);
  12. Open Document Text (ODT);
  13. Windows MetaFile (WMF);
  14.  Incluem as imagens de satélite. Resolução mínima de 300dpi (pontos por polegada) e tamanho mínimo de 17,5cm.

 

      1.4.3 Tabelas

      O número máximo de tabelas e/ou figuras deverá ser de cinco.