“AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”: UMA AVALIAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DISPENSADOS PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NO ESTADO DA BAHIA.

  • Euder Reis Dias

Resumo

O Programa “Aqui Tem farmácia Popular” foi criado com o intuito de garantir o acesso da população a medicamentos de baixo custo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os medicamentos dispensados pelo programa “Aqui Tem farmácia Popular” no Estado da Bahia para o controle da hipertensão arterial (HA). Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa realizado no período de outubro de 2006 a dezembro de 2014 com dados secundários fornecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que houve uma maior dispensação da losartana potássica no período considerado (39,26%; p < 0,001) em relação aos demais anti-hipertensivos. A dispensação de betabloqueadores no Estado apresentou valores expressivos (15,57% do total), sendo que a quantidade dispensada de atenolol foi superior ao cloridrato de propranolol (p < 0,001), provavelmente, por ser um betabloqueador seletivo. A diferença entre os anti-hipertensivos dispensados no período apresentou variações significativas que podem estar relacionadas às propriedades benéficas para os seus usuários. Porém, pode ter havido a prescrição de medicamentos inadequados para alguns pacientes, como, por exemplo, a prescrição de betabloqueadores para pacientes idosos e/ou portadores de HA e diabetes mellitus, que pode ter comprometido a saúde destes pacientes.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-09-13
Como Citar
REIS DIAS, Euder. “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”: UMA AVALIAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DISPENSADOS PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NO ESTADO DA BAHIA.. Revista Saúde.com, [S.l.], v. 14, n. 3, set. 2018. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4218>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v14i3.4218.
Seção
Artigos originais