MICRO MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PARÓDIAS

  • Bruna Silva Resende
  • Carina Scolari Gosch

Resumo

O presente estudo visa relatar a experiência da utilização de paródias como estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo da microbiologia na graduação em medicina. Trata-se de um relato de caráter descritivo. Vivenciou-se uma experiência didático-pedagógica na Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto. A atividade proposta foi desenvolvida durante o semestre 2017/2 na disciplina de Microbiologia. Os discentes foram divididos em 11 grupos contendo em média cinco acadêmicos. Sugeriu-se aos alunos a criação de paródias envolvendo os seguintes temas: Meningite bacteriana, botulismo, tétano, gangrena gasosa, raiva, molusco contagioso, coqueluche, difteria, leptospirose, arboviroses, gastroenterite. A música que serviu de melodia inspiradora foi de livre escolha. Na letra da música criada os acadêmicos deveriam reportar o agente etiológico, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. Após a correção da letra da paródia, os grupos prepararam um vídeo clipe para apresentação de suas canções. Ao final, foi realizada uma discussão em forma de diálogo com intuito de observar o entendimento do conteúdo envolvido em cada canção. A experiência vivenciada revela que é preciso acreditar nos resultados gerados ao utilizar a música como modelo didático-pedagógico, pois recursos diferentes dos métodos tradicionais retiram o aluno da rotina habitual para que possa visualizar o conteúdo de uma disciplina por outra perspectiva, despertando o desejo de aprender.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-30
Como Citar
SILVA RESENDE, Bruna; SCOLARI GOSCH, Carina. MICRO MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PARÓDIAS. Saúde.com, [S.l.], v. 15, n. 1, jun. 2019. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4228>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v15i1.4228.
Seção
Relato de experiência