TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

relato de experiência

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da utilização do Telessaúde como ferramenta educacional no programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Trata-se de um relato de experiência sobre os aspectos práticos vivenciados por profissionais de saúde residentes na realização de disciplina EaD online ofertada pela RMS e participação em atividades de tele-educação desenvolvidas pelo Núcleo do Telessaúde (NTS) de um hospital universitário do nordeste do Brasil. As atividades foram realizadas entre os meses de fevereiro e março de 2017. Constatou-se a participação efetiva dos profissionais residentes em todas as atividades propostas pela disciplina, sendo considerada diferenciada e inovadora. Destaca-se a importância do uso deste tipo de metodologia para a construção de um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e colaborativo, proporcionando autonomia aos discentes, assim como corresponsabilização por seu aprendizado.

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Biografias do Autor

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Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfemagem da Universidade Federal do Maranhão.

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Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão.

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Assistente Social. Mestranda em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado
2019-08-13
Como Citar
SANTOS, Kezia Cristina Batista dos; CAVALCANTE, Tamires Barradas; SOUSA, Francisca Thamires Lima de. TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Saúde.com, [S.l.], v. 15, n. 2, ago. 2019. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4720>. Acesso em: 22 ago. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4720.