DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO ELETRÔNICO INFANTIL: APRENDENDO A UTILIZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DE URGÊNCIA

APRENDENDO A UTILIZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DE URGÊNCIA

Autores

  • Cibele De Lima Souza Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Raul Amaral De Araújo UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Rosalie Barreto Belian UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Luciane Soares De Lima

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4724

Palavras-chave:

Educação em saúde; Serviços médicos de emergência; Colaboração intersetorial; Informática em enfermagem; Ensino fundamental e médio.

Resumo

Nesta pesquisa, construiu-se e validou-se uma proposta de jogo eletrônico educativo infantil, para apresentação do Sistema Único de Saúde e promoção do exercício da cidadania no acionamento dos serviços de urgência. Tratou-se de um estudo descritivo e qualitativo, constituído em duas etapas: 1) construção de um tabuleiro virtual e 2) validação da proposta realizada por professores comunitários, utilizando como estratégia metodológica para análise dos dados, o Discurso do Sujeito Coletivo, por meio do Qualiquantisoft. A trajetória para a construção do jogo se desenvolveu utilizando os construtos de cooperação e solidariedade com cenários de contextualização, situações-problemas e passatempos relacionados. No processo de validação foram apresentadas e discutidas cinco ideias centrais. Concluiu-se que o discurso do sujeito coletivo emitido pelos professores apontou para o potencial que o jogo possui para trabalhar a temática, desde que seja utilizado como estratégia de ensino que estimule o exercício do pensamento crítico reflexivo da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele De Lima Souza Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora, enfermeira da Universidade Federal de Pernambuco

Raul Amaral De Araújo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutor, enfermeiro da Universidade Federal de Pernambuco

Rosalie Barreto Belian, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora, professora da Universidade Federal de Pernambuco

Luciane Soares De Lima

Doutora, professora da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

De Lima Souza Silveira, C., Amaral De Araújo, R., Barreto Belian, R., & Soares De Lima, L. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO ELETRÔNICO INFANTIL: APRENDENDO A UTILIZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DE URGÊNCIA: APRENDENDO A UTILIZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DE URGÊNCIA. Saúde.Com, 15(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4724