A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Josiane Moreira Germano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tatiana Almeida Couto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adilson Ribeiro dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i3.4785

Palavras-chave:

Educação Continuada

Resumo

Este estudo deste estudo foi refletir o papel da educação permanente no contexto do Sistema Único de Saúde e a sua potência para a produção do cuidado em saúde. Trata-se de um artigo de reflexão construído a partir de leitura crítica de artigos e livros juntamente com as inferências dos autores. Os resultados demonstram a relevância da compreensão da contextualização histórica da saúde no Brasil, assim como a potência da educação permanente em saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde e o refletir sobre os processos de trabalhos e o fazer nesse cenário que possibilita a construção de conhecimento em coletivo e no fazer do cotidiano laboral. Assim, considera-se a educação permanente em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde como uma prática valorizada por sua potência e a ser repensada diante das possibilidades de sensibilização para a aprendizagem significativa.

 

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Biografia do Autor

Tatiana Almeida Couto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, nível Doutorado.

Adilson Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, nível Doutorado.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente Pleno do Departamento de Saúde.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

GERMANO, Josiane Moreira; COUTO, Tatiana Almeida; DOS SANTOS, Adilson Ribeiro; ALVES VILELA, Alba Benemérita. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Saúde.com, [S. l.], v. 15, n. 3, 2019. DOI: 10.22481/rsc.v15i3.4785. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rsc/article/view/4785. Acesso em: 5 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais