UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR COMO SUBSÍDIO PARA O CUIDADO MULTIPROFISSIONAL NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

  • Fernanda Antônia Jesus Universidade Estadual de Montes Claros
  • Jean Alfredo Albuquerque Universidade Estadual de Montes Claros
  • Vanelle Rodrigues Fonseca
  • Carla Patrícia Martins Cardoso

Resumo

A Estratégia Saúde da Família aborda a família como um centro de cuidado, considerando suas características físicas, biológicas, sociais e culturais. As ferramentas de abordagem familiar promovem a aproximação entre os profissionais de saúde e as famílias, além de possibilitar a compreensão do funcionamento dos membros familiares e suas relações. O objetivo do presente estudo foi descrever a utilização das ferramentas de abordagem familiar como parte do processo diagnóstico situacional de uma família cadastrada na área de abrangência.Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de abordagem metodológica qualitativa, realizado no período de outubro de 2018 a março de 2019, por uma equipe multiprofissional, com utilização das seguintes ferramentas de abordagem familiar: Genograma, Ciclo de Vida Familiar, FIRO, P.R.A.C.T.I.C.E. e Conferência Familiar. Foi possível identificar nas configurações e relações familiares os principais problemas e as doenças prevalentes na família. O uso das ferramentas de abordagem familiar propiciou o conhecimento acerca das particularidades da  dinâmica  da família, permitindo assim o desenvolvimento de intervenções adequadas à realidade familiar. A equipe de saúde da família assume um importante papel junto às famílias e configura-se como ponto de apoio no que diz respeito  às questões de saúde/doença e conflitos vivenciados pelas mesmas.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Residente da residência multiprofissional em saúde da família-Universidade
Estadual de Montes Claros

##submission.authorWithAffiliation##

Cirugião-dentista. Residente da residência multiprofissional em saúde da família-Universidade
Estadual de Montes Claros

Vanelle Rodrigues Fonseca

Psicóloga. Residente da residência multiprofissional em saúde da família-Universidade
Estadual de Montes Claros

Carla Patrícia Martins Cardoso

Psicóloga. Preceptora da residência multiprofissional em saúde da família-Universidade
Estadual de Montes Claros.

Publicado
2020-02-14
Como Citar
JESUS, Fernanda Antônia et al. UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR COMO SUBSÍDIO PARA O CUIDADO MULTIPROFISSIONAL NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Saúde.com, [S.l.], v. 15, n. 4, fev. 2020. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4983>. Acesso em: 06 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v15i4.4983.
Seção
Artigos originais