Formação continuada e experiências docentes na educação básica: o que dizem os estudo
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15149Palavras-chave:
formação continuada, experiência docente, educação básicaResumo
Este artigo busca compreender como as experiências docentes são entendidas e incorporadas nos estudos desenvolvidos sobre a formação continuada de professores da Educação Básica. Se origina do levantamento e análise de estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidos entre 2017 e 2021. A partir dos estudos analisados, conclui-se que as experiências docentes são elementos importantes para a formação continuada na Educação Básica, podendo ser compartilhadas, discutidas, analisadas e refletidas coletivamente em processos formacionais colaborativos que têm a escola como lócus privilegiado de formação, desenvolvidos através da ação protagonista dos professores, propiciando o desenvolvimento profissional e a transformação da escola, das práticas pedagógicas e da aprendizagem dos estudantes.
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