Desenvolvimento profissional de professores/as: reflexões sobre o período de examinação da carreira
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15628Resumo
Neste artigo objetivamos conhecer as características do período de Examinação que compõe o Modelo Brasileiro de Carreira Docente e seus desdobramentos no ensino. Assim, esta investigação se configura como qualitativa, desenvolvida a partir de inspirações etnográficas, com a utilização de dois instrumentos de produção dos dados - questionário e observação da prática pedagógica – analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os/as colaboradores/as deste estudo foram três professores/as que atuavam nos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Itapetinga-BA, que estavam no período de Examinação, sendo duas mulheres e um homem. Os resultados mostraram que a Examinação é um dos períodos mais críticos da carreira docente e que precisa urgentemente da atenção do poder público; que as características sentimentais-emocionais são mais de ordem negativa, como estresse, cansaço, frustração, ansiedade, adoecimento etc. Verificamos, por meio da observação da prática pedagógica, que as ações, em sala de aula, dos/as docentes demarcam “aspectos da experiência” e essa é uma característica importante que faz a diferença na carreira e contribui para o desenvolvimento profissional. Constatamos que as características do período de Examinação possuem desdobramentos direto no ensino e que se concretiza por meio das escolhas que os/as docentes fazem para desenvolver suas práticas. Todos esses desdobramentos, impactam diretamente no desenvolvimento profissional do/a professor/as, pois estão relacionados com aspectos pessoais e profissionais, sendo totalmente vinculadas à carreira como as políticas de oferta, de acesso, de melhoria, de formação, de condições de trabalho, dentre outras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.