Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883Resumo
A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.