Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576Resumo
O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando as percepções de ensino de professores universitários que atuam em cursos de licenciatura. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os professores sobre suas ações pedagógicas para desenvolver um ensino ancorado em dimensões de afetividade, do acolhimento às necessidades dos estudantes, da dialogicidade e da autonomia reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e revela os resultados de um ateliê reflexivo desenvolvido com quatro professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. O estudo ancora-se nas contribuições de Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) que abordam questões sobre a docência universitária, com destaque para a produção de saberes, experiências e práticas educativas desenvolvidas na ambiência universitária, considerando elementos do cotidiano que interferem nas práticas educativas do docente universitário. O estudo revela que há uma preocupação dos docentes no que tange às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes na universidade, que interferem no modo como estes habitam a condição de estudante. O trabalho revela, ainda, que os docentes evidenciam uma preocupação com a permanência dos estudantes na universidade, valorizando o diálogo e a dimensão reflexiva como elementos centrais de suas práticas educativas. Há também a percepção de que a formação permanente de professores universitários se faz necessária para que o ensino se efetive levando em consideração a formação de futuros professores.
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