EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5054Palavras-chave:
Educação, Educação inclusiva, Vulnerabilidade social.Resumo
O presente texto enfatiza a possibilidade de experiências exitosas desenvolvidas no Instituto Padre Luis Cecchin com crianças e adolescentes considerados em situação de vulnerabilidade social. O eixo da pesquisa esteve centrado na fala de egressos e na devida observação de seus processos formativos. Foi realizado o exercício de escuta e por meio da modalidade metodológica Narrativas Autobiográficas atestamos possibilidades sobre experiências de trabalhos que podemos chamar de Educação Inclusiva, pautada na Educação Não-Formal, cujos princípios defendem oportunidades de convivência e de vivência com equidade para todos. Numa perspectiva humanizante e humanizadora procura-se desenvolver oportunidade de desenvolvimento integral por meio de estratégias, técnicas e práticas educacionais que contemplem e favoreçam uma formação de qualidade, explorando várias dimensões de educação. Entre os autores que defendem esses princípios e que respaldou o presente trabalho destacamos Mantoan (2015), Gohn (2015) e Arroyo (2012).