EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5690Palavras-chave:
Educação Superior, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, Reestruturação produtivaResumo
O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações.