FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE DOIS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5902Palavras-chave:
Formação Continuada, Gestores, Sistemas de ensinoResumo
Este trabalho apresenta o estudo realizado em dois municípios do extremo sul de Santa Catarina, que investigou a concepção das equipes gestoras das secretarias municipais de educação sobre a formação continuada de professores. A partir da análise na documentação e das entrevistas com as equipes gestoras estabelecemos relações entre o que propõem os documentos e o que dizem os gestores sobre a formação mencionada. A análise revelou que ambos os municípios creditam à formação continuada docente uma decisiva influência para o alcance de uma educação de qualidade, bem como seguem a legislação nacional e asseguram a formação docente, porém, verificou-se distanciamento nas relações que se estabelecem entre o que os gestores concebem como ideal sobre formação continuada e a formação proporcionada na prática.