ADAPTATION OF LEAN PRODUCTION TOOLS TO EDUCATIONAL ACTIVITIES OF UNIVERSITIES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5956Palavras-chave:
Manufatura enxuta, Ferramentas de manufatura enxuta, Pensamento enxuto, Tecnologia enxuta, Sistema 5SResumo
O uso de tecnologias enxutas pode melhorar a qualidade dos serviços e a eficiência dos gastos com recursos disponíveis, estimular o desenvolvimento da economia do país e melhorar o padrão de vida da população. As autoridades prestam especial atenção à modernização do ensino superior. Nesse sentido, é aconselhável introduzir tecnologias enxutas no processo educacional das instituições de ensino superior, o que nos permitirá identificar e desenvolver a capacidade dessas estruturas de auto- desenvolvimento, não apenas devido ao influxo de informações e finanças externas, mas através do uso de suas fontes internas. A introdução de princípios de produção enxuta nas atividades das universidades pode ajudar a aumentar a eficiência do processo educacional e sua competitividade. Com base nisso, o artigo discute o processo de introdução de ferramentas de manufatura enxuta nas atividades educacionais. É feita uma tentativa de analisar ferramentas de manufatura comparativamente enxutas e a possibilidade de sua aplicação nas atividades educacionais da universidade. O artigo enfatiza que a replicação da experiência existente na implementação de ferramentas de manufatura enxuta garantirá um crescimento constante dos principais indicadores de desempenho e permitirá a formação de um modelo enxuto sustentável de comportamento da população com base na popularização da cultura de economia entre os estudantes.