GAMIFICATION AS A TOOL FOR THE LEARNING OF THE ENGLISH LANGUAGE: THE EWB-UFS CASE

O CASO DO ISF-UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6474

Palavras-chave:

Gamificação., Inglês sem Fronteiras., Ensino de inglês.

Resumo

Os princípios do pós-método, defendidos por Kumaravadivelu (1994), lançam as bases teóricas para que o professor assuma o protagonismo de suas aulas, na medida em que é visto como o único capaz de escolher as metodologias, técnicas e atividades empregadas. Neste contexto, após as discussões sobre os conceitos de gamificação no Programa Inglês sem Fronteiras da UFx, professores e coordenadores planejaram um curso de 16 horas totalmente gamificado. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, após uma breve revisão de literatura sobre a temática, descrever todo o processo de preparação do curso Apocalipse Zumbi, apontando as escolhas feitas com base nos propósitos do roteiro criado e nos princípios das teorias da gamificação. Ao final, algumas considerações foram levantadas sobre o papel do roteiro na execução das aulas, as percepções de professores e coordenadores sobre o desempenho dos alunos e o percentual de permanência dos alunos até o final do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

PhD in Education, Federal University of Sergipe (UFS) –Brazil; English Professor at the Federal University of Sergipe –Brazil;she is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Rodrigo Belfort Gomes, Universidade Federal de Sergipe

PhD in Education, Federal University of Sergipe (UFS) –Brazil; English Professor at the Federal University of Sergipe –Brazil; he is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal de Sergipe

Undergraduate student of Letras, FederalUniversity of Sergipe (UFS) -Brazil; she is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Downloads

Publicado

2020-09-07