POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6479Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Trabalhador da EJA, Políticas Educacionais da EJAResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes, concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resultados da pesquisa se evidenciaram importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos à Educação para todos, conforme direito garantido por lei.
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