FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6491Palavras-chave:
Atividade Matemática, Proporcionalidade, Ensino DesenvolvimentalResumo
O artigo discute o processo de formação do conceito de proporcionalidade por estudantes do ensino fundamental e as implicações pedagógicas de sua exploração didática na perspectiva do ensino desenvolvimental. Vale-se de ampla pesquisa bibliográfica, de análise documental e de dados levantados em projeto de intervenção na realidade escolar, versando sobre percepções e representações acerca de situações matemáticas envolvendo as noções de proporcionalidade direta e inversa. Os resultados apontam para a necessidade de os docentes considerarem as relações entre o vivido, o percebido e o concebido no ensino da noção de proporcionalidade, explorando diferentes situações matemáticas no contexto de representações semióticas de ideias do campo multiplicativo.
Palavras-chave: Atividade matemática. Proporcionalidade. Ensino Desenvolvimental.
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