DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6910Palavras-chave:
Produção científica, Estado do conhecimento, MapeamentoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas difundidas pela Revista Tempos e Espaços em Educação, com vistas ao mapeamento das dimensões, dos sentidos e dos significados das temáticas no período de 2017-2019. Trata-se de um levantamento do tipo estado do conhecimento, visando à identificação, aos registros e à análise qualitativa dos dados, por meio da leitura flutuante dos títulos, dos resumos e da íntegra de alguns trabalhos. Os resultados sinalizam que os sentidos (re)construídos explicitam a valorização dos sujeitos numa perspectiva humanizada com histórias socioculturais que envolvem o mundo, o outro e a si mesmo, assinalando para a criação de redes interculturais de vivências e experiências de vida. Os significados apontam o valor e a importância representativa dos estudos internacionalmente para a democratização e difusão do conhecimento. A (re)significação de conceitos e metodologias indica inovações pedagógicas que estimulam a mediação e a mobilização dos processos interativos de ensinar e aprender para a transcendência da lógica formal em direção ao movimento de apropriação de saberes.
Downloads
Referências
AGUIRRE, U. J. C.; REYES, V. M. Las TIC en los procesos académicos universitarios: una mirada desde los estudiantes de la UPEL-IMPM extensión académica Paraguaná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 9-26, jul./set. 2019.
ALKMIM, I. P. M.; BARRETO, D. A. B.; SOARES, C. V. C de O. Digital technologies and pedagogical practices in the information technology for internet technical course integrated to high school: usages and discourses. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 167-186, out./dez. 2018.
ALVES, E. M. S.; SILVA, W. S. A arquitetura do saber: o primeiro prédio do Atheneu Sergipense do século XIX. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 59-68, mai./ago. 2017.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 285-300, out./dez. 2018.
AMARAL, C. T. do; BERNARDES, M. F. R. Judicialização da educação inclusiva: uma análise no contexto do estado de Goiás. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 173-188, abr./jun. 2018.
ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Ed. Univille, 2006.
ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Editora Plano, 2003.
ARRUDA, D. Docência, tecnologias, mediação e docência universitária: aproximações entre o presencial e a distância. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 113-132, dez. 2018.
BAPTISTELLA, B. F.; CHALUH, L. N. O que se escreve na formação docente: um inventário das escritas de futuros professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 235-248, set./dez. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escolar. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BERSCH, M. E.; SCHLEMMER, E. Formação continuada em contexto híbrido e multimodal: ressignificando práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados.
Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 71-92, dez. 2018.
BERTO, J. C. B; CHAGURI, J. de P. The concept of new literacy in official curricular documents in the state of Paraná, Brazil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 201-216, out./dez. 2018.
BIANCHESSI, C.; MENDES, A. A. P. Ensino de história por meio de jogos digitais: relato de aprendizagem significativa com games. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 145-160, abr./jun. 2019.
BONDA, N. An examination of one factor in school reform: increased teacher accountability in two urban school districts. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 329-344, out./dez. 2018.
BORTOLOTTI, A.; DELPRETE, M. Fare esperienza delle possibilità del corpo mediante la contact improvisation dance. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 95-110, jan./mar. 2019.
BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B.; MENEZ, M. R. C. S; WUNSCH, L. P. Aplicativos móveis para a alfabetização e letramento no contexto do ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 37-56, dez. 2018.
BRAZÃO, P.; MENDONÇA, A. Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos - Educação Física e ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 25-44, abr./jun. 2019.
BUENO, A. X.; FERLA, A. A.; DESSBESELL, G. Práticas corporais na saúde: por uma pedagogia da diferença na aprendizagem da saúde e da vida. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 111-126, jan./mar. 2019.
CALDEIRO, M.; RODRÍGUEZ, C. Interdisciplina en tensión: una práctica de educación física. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 67-80, out./dez. 2019.
CAMARGO, D. A. de; LAMAR, A. R. O esporte por meio dos dizeres de crianças participantes de projetos sociais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 297-308, jan./mar. 2018.
CAMPOS, R. K. do N.; RAMOS, T. K. G. A concepção de infância em Rousseau. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 239-250, dez. 2018.
CAPI, A. H. C.; ISAYAMA, H. F. Uma análise sobre a trajetória e a formação de formadores do programa esporte e lazer da cidade (PELC). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 141-164, jan./mar. 2019.
CARDONA, Y. G. Escenarios e historias del uso cinematográfico en la educación colombiana. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 113-132, jul./set. 2018.
CARDOSO, M. J. P. B.; COLARES, M. L. I. S. Sistemas municipais de educação: autonomia e gestão democrática como premissas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 351-362, dez. 2018.
CARVALHO, A. A. A. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 25-36, dez. 2018.
CARVALHO, M. E. P. de; MONTANÉ-LOPEZ, A.; RABAY, G.; MORAIS, A. B. A. de; FREITAS, M. J. T. Origins and challenges of gender studies centers in higher education in NorthERN and Northeastern Brazil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 163-176, jan./abr. 2017.
CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
COLARES, M. L. I. S.; SANTOS, Â. R. dos. Política educacional no âmbito municipal: experiência no interior da Amazônia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n. 31, p. 319-338, out./dez. 2019.
CONCEIÇÃO, V. dos S.; PORTO, C. de M.; OLIVEIRA, K. E. de J. Eu narro. Quer narrar comigo? Novas formas de leitura e escrita com implicações na formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 187-201, dez. 2018.
CORRÊA, S. R. M.; NASCIMENTO, M. D. F. do. MST, agroecologia e educação do campo na Amazônia: um estudo sob o enfoque das epistemologias do Sul. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 299-324, abr./jun. 2019.
COSTA, G. L. M. High school in public high school in Brazil: inequalities and regional challenges. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 303-322, jul./set. 2018.
COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar na região Norte do Brasil: construção de direito. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 247-262, abr./jun. 2019.
COSTA, S. A. da; VASCONCELOS, J. S. de; SANTOS, C. M. G. Avaliação na educação infantil: concepções de uma professora de creche ribeirinha da Amazônia paraense. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n 31, p. 297-318, out./dez. 2019.
COTA, L. M. da C.; GALVÃO, A. M. de O. Rádio e formação de uma estética civilizatória no brasil dos anos 1930-45: a programação da rádio inconfidência de Minas Gerais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 171-194, jul./set. 2018.
COUTO, M. A. S.; CRUZ, M. H. S. Inserção de gênero no currículo de história e a formação para o trabalho docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 249-262, set./dez. 2017.
DIAS, A. F.; CARDOSO, H. de M.; SANTOS, A. L. dos; MENEZES, C. A. A.; RIOS, P. P. S. Schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 83-92, maio/ago. 2017.
DIAS, A. F.; MENEZES, C. A. A. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 37-48, set./dez. 2017.
DICKMANN, I.; SCHLICKMANN, C. A.; RUPPENTHAL, S.; NAGORSKY, T. Professional profile of teachers of financial education and sustainability in the municipal teaching network of Chapecó-SC. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 313-328, out./dez. 2018.
DOMINGUES, H. da S.; CAPELLARI, A. P.; ROCHA, C. M. F.; PIRES, N. S.; ROLLO, R. M. Divulga saúde coletiva: estratégias de comunicação para inserção profissional do bacharel em saúde coletiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 249-262, jan./mar. 2019.
DONATO, A.; TONELLI, L. A resistência do corpo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 49-62, jan./mar. 2019.
DUTRA, A.; BELL’AVER, J. E. M. Teachers thinking together: novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 155-172, abr./jun. 2018.
FALCÃO, J. L. C. Do Brasil para o mundo: a prática corporal da capoeira na articulação de processos formais e não-formais de educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 73-86, jan./mar. 2018.
FANTIN, M. Conhecimento estético, tecnologias da sensibilidade e experiências formativas de crianças, jovens e professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 39-54, jul./set. 2018.
FANTONI, A. de C.; SANFELICE, G. R. Tempo e espaço para brincar: considerações acerca do recreio escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 159-186, jan./mar. 2018.
FERREIRA, F. A. G.; FERREIRA, L. M. D.; TOMAZ, L. A. D.; DORNELAS, N. M. de L.; SILVA, F. C. Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as Ciências da Natureza. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 199-208, set./dez. 2017.
FERREIRA, M. G.; CRUZ, D. M. Itinerários de pesquisa com crianças, cultura lúdica e mídias: desafios e possibilidades. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 105-116, jul./set. 2019.
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. Reflexões sobre a influência das concepções pedagógica de Paulo Freire na formação de professores de Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 153-164, set./dez. 2017.
FESTOZO, M. B.; QUEIXAS, R. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; TOZONI-REIS, M. F. de C. Relações históricas entre a educação ambiental e a participação social. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 253-266, jan./mar. 2018.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FOFONCA, E.; SCHONINGER, R. R. Z. V; COSTA, C. da C. A mediação tecnológica e pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: contribuições das dimensões da educomunicação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 267-278, jan./mar.2018.
FRANCHINI, F.; VIDAL, D. G. O cinema como inovação pedagógica: os cineclubinhos da professora Ilka Laurito (1961-1964). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 133-150, jul./set. 2018.
FREY, A. Ativismo coletivo e descolonização midiática: uma análise comparativa das produções audiovisuais indígenas na Austrália e no Brasil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 41-54, jan./abr. 2017.
FULLAGAR, S. A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 63-76, jan./mar. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
GIRARDI, I. C. D.; RAUSCH, R. B. Contribuições do Pibid à formação inicial de professores: um olhar autobiográfico. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 27-46, jul./set. 2019.
GREIS, L. K.; FREITAS, K. T. D. de.; CARDOSO, F. L. Desenvolvimento de exergames por professores não programadores: uma metodologia ativa de aprendizagem para o ambiente scratch. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 185-198, jan./mar. 2019.
GUEDES, J. T.; QUINTAS-MENDES, A. Expansion and internalization of the Open University of Brazil: the scenario of Sergipe. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 223-242, jul./set. 2019.
HOURS, G. Globalización: el resurgimiento de las neurociencias en el campo teórico del deporte. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 303-316, jul./set. 2019.
JUCÁ, R. S. Um olhar sobre as práticas avaliativas dos professores que ensinam Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 339-357, out./dez. 2019.
LENHART, J. I.; SANFELICE, G. R.; MORON, V. B.; BERLESE, D. B.; PINTO, A. da S. Concepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com os saberes e experiências profissionais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 47-64, jul./set. 2019.
LIMA, A. C. N.; ALMEIDA, F. Q. de. Apropriações curriculares na rede municipal de Serra/ES. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 307-322, jan./mar. 2019.
LIMA, E. W. G.; SENNA, L. A. G. Escola e surdez: o que dizem professores e pais a respeito?. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 217-234, jan./mar. 2018.
LINHARES, R. N.; ÁVILA, É. G. de. Cinema e educação para além do conteúdo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 89-100, jan./abr. 2017.
LUCENA, S.; SCHLEMMER, E.; ARRUDA, E. P. A cidade como espaço de aprendizagem: educação e mobilidade na formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 11-24, dez. 2018.
LUCKOW, H. I.; CORDEIRO, A. F. M. Ensinar ou socializar: dilemas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 171-188, jul./set. 2019.
MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2004.
MACEDO, J. C. C.; MACÊDO, D. de J. S. Educação, currículo e a descolonização do saber: desafios postos para as escolas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 301-312, out./dez. 2018.
MACEDO, S. M. F.; SANTOS, S. C. M. dos; SILVA, A. B. da. Redes, tessituras e contrapontos: avaliação, aprendizagem e a formação ética profissional docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 177-194, abr./jun. 2019.
MANSKE, G. S.; LINHARES, V. L.; SILVA, V. L.; MÁXIMO, C. E. Concepções de saúde e de atuação profissional dos residentes de educação física de uma residência multiprofissional em saúde. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 261-274, jul./set. 2019.
MÁRMOL, M. del. Hacer de la necesidad virtud ser teatrista independiente como modo de legitimación. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 99-110, jan./mar. 2018.
MARTINS, F. Novas tecnologias e comunicação escola-pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 87-98, 10 set./out. 2017.
MARTINS JUNIOR, L.; MARTINS, R. E. M. W.; DIAS, J. O uso da oficina pedagógica no ensino de Geografia numa perspectiva inclusiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 201-216, jan./mar. 2018.
MEDEIROS, E. A. de. Interdisciplinarity: a conceptual reading from the educational approach. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 89-104, jul./set. 2019.
MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. O método (auto)biográfico e de histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas a partir da pesquisa em educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 149-166, out./dez. 2018.
MENDES, G. M. L. Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 61-72, set./dez. 2017.
MIHAL, I. Feria del libro y cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 127-138, abr./jun. 2018.
MIRANDA, M. L. F.; VASCONCELOS, C. F. C.; JUSTI, J. Prática pedagógica docente na educação de jovens e adultos privados de liberdade pertencentes a uma unidade prisional. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 103-124, abr./jun. 2019.
MIROLI, A. El espacio háptico: más allá de la razón visual. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 189-202, abr./jun. 2018.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia pedagogia universitária. Brasília: Inep/Ries, 2006. Disponível em: http://www.furb.br/proen/new/docs/Enciclope dia_Pedagogia.PDF. Acesso em: 10 mar. 2020.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.
MOROSINI, M. ; FERNANDES, C. C. B. A educação superior e a e escola básica: questões em aberto. In: BEZERRA. A. A. C.; NASCIMENTO, M. B. da C. (Orgs.). Educação e formação de professores: questões contemporâneas. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2013.
MOURA, A. P. M. de; DOMINGUES, B. R. C.; NASCIMENTO, M. D. F.; ARAUJO, I. M.; BARROS, F. B. As experiências de uma ecologia de saberes nos quilombos de bairro Alto e Pau Furado, Ilha do Marajó – Pará, Brasil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 113-128, out./dez. 2018.
NASCIMENTO, M. B. C. Iniciação científica em redes colaborativas e formação universitária de qualidade: a perspectiva do egresso (2007-2013). 2016. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
NASCIMENTO, M. B. da C.; MOROSINI, M. Perspectives, scope and meanings of scientific initiation in scientific productions. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 161-176, abr./jun. 2019.
NATIVIDADE, A. de S.; JUSTI, J.; VASCONCELOS, C. F. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: um estudo sobre as condições de acessibilidade proporcionada aos alunos com deficiência física. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 279-294, jan./mar. 2019.
OLIVEIRA, A. M. de; GEREVINI, A. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 119-132, maio/ago. 2017.
OLIVEIRA, C. A. de; SCHNEIDER, H. N. As narrativas digitais com o apoio de infográficos na formação inicial do pedagogo nas aulas de Matemática: narrar, informar e compartilhar. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 169-186, dez. 2018.
OLIVEIRA, G. N. B. de; NEIRA, M. G. Currículo, Educação Física e hibridismo: um olhar sobre as orientações curriculares para o ensino fundamental do estado da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 323-338, jul./set. 2018.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, R. B. Cinema brasileiro contemporâneo e a juventude de classe média urbana: um olhar prospectivo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 101-112, jan./abr. 2017.
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 99-108, set./dez. 2017.
PEREIRA, A. L.; CLOCK, L. M.; LUCAS, L. B.; PASSOS, M. M. Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 23-34, maio/ago. 2017.
PIMENTEL, R. G.; LUCAS, L. B.; LUCCAS, S. Teaching sciences and biology for deaf individuals: investigating the context of teaching practice in regular classrooms of a municipality in the state of Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 201-218, jul./set. 2018.
PINTO, F. M.; LARA, R.; BASSANI, J. J. Interperiferias do futebol: intercâmbio esportivo e cultural entre Brasil (Florianópolis) e Uruguai (Montevidéu). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 49-66, out./dez. 2019.
PIRÍZ, R.; VAZ, A. F.; VIÑES, N. Educación del cuerpo y extensión universitaria: experiencias, reflexiones y perspectivas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 11-14, jul./dez. 2019.
QUEIROZ, C. E. J de; NÓBREGA, M. de L. C. da C. Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes “O som ao redor” e “Recife frio”, do diretor Kleber Mendonça Filho. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 77-98, jan./abr. 2017.
QUINTAS-MENDES, A.; WYSZOMIRSKA, Rozangela M. de A. F. Educação e formação docente no contexto da educação a distância online. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 93-112, dez. 2018.
RAMIREZ, F.; VIÑES, N. Las concepciones de la técnica en la formación de profesores de Educación Física en Argentina: el caso de las prácticas corporales en la naturaleza. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 257-268, out./dez. 2018.
RAMOS, F. S.; GUERRA, M. das G. G. V. Oficinas de educação para a ética e introdução à metodologia científica como instrumento de desestímulo ao plágio. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 209-222, set./dez. 2017.
RAMOS, M. R.; ARRUDA, E. P. Afetividade e interatividade na educação a distância: análises sobre sujeitos de duas instituições de ensino superior. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 133-152, dez. 2018.
REISDOEFER, D. N.; SCHNEIDER, C.; LIMA, V. M. do R.; GESSINGER, R. M. Beliefs and disbeliefs towards education: case study with graduates who did not chose teaching as a profession. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 281-302, jul./set. 2018.
REMPEL, C.; Maciel, M. J.; HAETINGER, C.; BERGMANN, P. C.; VOGNACH, P. A.; SILVA, G. R. da. Scientific initiation work at high school: development of research skills in dairy producing properties of vale do Taquari/RS. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 317-346, jul./set. 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.
ROBAYO, A. del R. P.; FELICETTI, V. L.; NALIN, J. A.; SILVA, G. B. Perspectivas emergentes en investigación educativa. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 155-170, jul./set. 2019.
RODRIGUES, D. S.; FARO, L. C. A. Entre fronteiras semoventes: a constituição do feminino das filhas de iemanjá. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n. 29, p. 61-80, abr./jun. 2019.
RODRIGUES, M. D.; CIPRIANO, D. M.; ESTEVAM, B. S.; CALHEIROS, D. L. M.; VERAS NETO, F. Q. V.; LEITÃO, A. da S. A educação ambiental através da horta escolar: um estudo de caso entre duas escolas da cidade de Rio Grande/RS. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 217-232, out./dez. 2018.
SANTANA, J. V. J. de; DIAS, J. O.; PEREIRA, R. S.; CUNHA JÚNIOR, A. S. “Eu tenho vergonha em dizer que sou negra, ninguém gosta, né”? As crianças e as relações étnico-raciais em Itapetinga-BA. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 323-346, jan./mar. 2019.
SANTOS, A.; DAMASCENO, A. A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n 30, p. 65-88, jul./set. 2019.
SANTOS, A. O. dos; CENCI, A. O processo de adaptação na educação infantil das crianças com deficiência no contexto da escola inclusiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 95-112, 21 out./dez. 2018.
SANTOS, E.; WEBER, A. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, E. (Org). Diário online: dispositivo multirreferencial de pesquisa-formação. Portugal: Whitebooks, 2014. p. 23-45.
SANTOS, E. F.; MELO, S. P. de A.; OLIVEIRA, C. M. G. de. Reader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 61-74, 21 out./dez. 2018.
SANTOS, E. S.; LAGE, A. C. Gênero e diversidade sexual na educação básica: um olhar sobre o componente curricular direitos humanos e cidadania da rede de ensino de Pernambuco. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 69-82, maio/ago. 2017.
SANTOS, J. P. L. dos; MOREIRA, N. R. Articulando currículo, prática e cultura: exigências formativas que impactam a escolarização de mulheres negras no ensino superior brasileiro. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 233-254, out./dez. 2019.
SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C. Percepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Santo Antônio de Pádua/RJ acerca do Rio Pomba. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 269-284, out./dez. 2018.
SANTOS, M. E.; ALVES, E. M. S. O papel do professor nas teorias educacionais de Pestalozzi e Herbart: algumas percepções. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 269-284, dez. 2018.
SANTOS, P. F. dos; COSTA, V. G. da; PEREIRA, D. C. Registros nos cadernos de estágio supervisionado: contribuições para a constituição da identidade profissional docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 23-40, out./dez. 2018.
SCHULZ, L. Ecoexperience learning: learning strategy for critical environmental education. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 259-280, jul./set. 2018.
SCHÜTZ, J. A.; FENSTERSEIFER, P. E. A relação entre educação e cidadania em Paulo Freire e Dermeval Saviani: reflexões sob a ótica de Hannah Arendt. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 219-240, jul./set/ 2018.
SILVA, M. das G. da. Práticas educativas no campo socioambiental: estratégia dialógica entre escola e universidade no contexto amazônico. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 217-234, jan./mar. 2019.
SILVA, M. M. T. da; TAVARES, C. Mulheres na luta: participação de mulheres nas ocupações de 2016 na Universidade Federal de Pernambuco. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 41-60, out./dez. 2018.
SILVA, O. O. N. da; RAMOS, M. D. P.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Condições de trabalho docente: uma análise de revistas de educação da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 233-248, jan./mar. 2019.
SILVA, R. I. da; COLUCCI, M.; NUNES, K. M. Apresentação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 9-14, jan./abr. 2017.
SILVA, R. N.; COUTO, E. S. Formação do leitor literário no ensino médio: uma experiência de leitura do gênero romance em suportes digitais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 57-70, dez. 2018.
SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 187-200, jan./mar. 2018.
SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. Tecnologias de informação e comunicação (TIC) e formação de professores: investigando experiências pedagógicas mídia-educativas no curso de pedagogia a distância da universidade federal de juiz de fora (UFJF). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 199-216, jan./mar. 2019.
SOUSA, J. M. Discutindo conceitos em torno do currículo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 15-25, set./dez. 2017.
SPRICIGO, F.; SANTOS, T. F. dos; SANTOS, M. dos. Grupo de estudos pedagógicos como proposta de desenvolvimento profissional: contribuições ao trabalho docente na educação profissional, científica e tecnológica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 83-96, abr./jun. 2018.
TEIXEIRA, E. C. N. da S.; NUNES, C P. Os sentidos atribuídos ao piso salarial nacional como política pública de valorização docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, Lado direito, v. 12, n. 29, p. 195-212, abr./jun. 2019.
VIEIRA, J. de A; VIEIRA, M. M. M.; PASQUALLI, R.; CASTAMAN, A. S. Ensino com pesquisa na educação profissional e tecnológica: noções, perspectivas e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 279-298, abr./jun. 2019.
VIEIRA, M. M. M.; CARVALHO, G. S. de; ARAÚJO, M. C. P. de; PEREIRA, R. B. C. T. Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 33-48, abr./jun. 2018.
ZACCHI, V. J. Literacies and digital gaming: negotiating meanings in english language teacher education. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 153-168, dez. 2018.