Análise de uma experiência de supervisão/coaching online: uma ferramenta de educação permanente nas organizações
Resumo
Este estudo investiga as contribuições do processo de Supervisão/Coaching Online, utilizado em uma atividade de educação permanente a distância no desenvolvimento humano dos colaboradores de uma organização de varejo do município de Maceió. Trata-se de um estudo misto, quase-experimental. A aplicação do estudo foi realizada com oito sujeitos, todos eles ocupantes de cargos de liderança na empresa. Foi utilizada a plataforma Moodle, com as interfaces chat, fórum, mensagens e postagens de materiais, com interações assíncronas e síncronas. Os instrumentos de coleta de dados - observação das interações na plataforma e entrevistas semi-estruturadas -, foram utilizados para avaliar qualitativamente a execução do processo. Como resultado da pesquisa, evidencia-se que existem barreiras para um trabalho de educação permanente online no espaço corporativo, as quais precisam ser transpostas. Porém, a partir do momento que os colaboradores se apropriam do processo, responsabilizando-se por ele, o envolvimento passa a existir, bem como a aprendizagem e o desenvolvimento passam a acontecer. Os indivíduos demonstram maior autoconhecimento e maior motivação com o aprimoramento de competências. A interatividade, aliada à comunicação online por meio do Moodle, evidencia-se como facilitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos na organização.Palavras-chave: EAD. Educação permanente. Desenvolvimento humano. Supervisão/Coaching online.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.