Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes
Palavras-chave:
Professor iniciante, Percursos formativos, Desenvolvimento profissionalResumo
Na área da educação, as pesquisas nos últimos anos tem voltado a atenção para os professores iniciantes, seus percursos formativos e desenvolvimento profissional. Esta é a temática discutida neste texto que analisa narrativas de três professoras iniciantes de Educação Infantil da rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O aporte teórico que deu sustentação a análise baseou-se em Huberman (1995); Imbernón (2001); Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995, 2010) entre outros e a (auto)biografia foi a opção metodológica adotada. Os fragmentos das narrativas utilizados neste texto corroboram os dados que os estudos realizados por pesquisadores apresentam, ou seja, o período de inserção à docência não é um salto no vazio entre a formação inicial e a formação continuada, mas mostra-se fundante para se atingir um desenvolvimento profissional coerente e evolutivo. Este percurso do desenvolvimento profissional não afeta apenas o professor, mas envolve todo o corpo educativo ocorrendo no desenvolvimento da organização em que trabalham. A escola mostra-se então um espaço fundamental na aprendizagem da docência.