O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência, baseado no que foi vivenciado em sala de aula com os alunos do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, durante o período de 10 meses, desde novembro de 2022 a setembro de 2023, participando da Residência Pedagógica (RP). Tendo como objetivo expor o relato de uma residente e enaltecer a importância da RP na formação docente. Na escrita deste relato será levado em consideração o posicionamento da residente, dos estudantes e da preceptora. A apresentação dos resultados está organizada e subdividida em eixos, de modo a evidenciar o quão significante é participar da Residência durante o processo de formação na licenciatura. Assim, será visto ao longo do trabalho as narrativas de experiência da residente em primeira pessoa. Para um discente que tem a pretensão de lecionar e beneficiar positivamente sua prática enquanto docente, é fundamental que faça parte de um programa institucional como a Residência Pedagógica, visando contribuir para a sua identidade profissional. Sabe-se que para ser professor precisa-se ter conhecimentos práticos e teóricos e a RP consegue reunir parte dos dois, favorecendo sempre o licenciando. Pensando no quesito da interdisciplinaridade, que é o intuito do subprojeto em questão, os estudantes tiveram a oportunidade de conectar conceitos da sua área com as demais. Podendo levar a conclusão de que a Residência Pedagógica é capaz de aprimorar a prática docente do estudante de licenciatura e contribuir para a formação da identidade profissional desse, ajudando-o a ter mais autonomia, independência, aproximando esse estudante cada vez mais do âmbito escolar, permitindo ainda que ele transite por outras áreas que nem sempre são estudadas na graduação.
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