A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061

Resumo

A importância da experimentação como ferramenta de ensino é evidenciada em muitos estudos da área de química, por permitir uma melhor articulação entre teoria e prática, facilitando assim a compreensão dos conceitos pelos alunos. Diante desta realidade, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) elaboraram uma atividade experimental com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizagem diferente aos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no contexto relacionado ao assunto de soluções químicas. O experimento teve como base o preparo de diversas soluções com sulfato de cobre II, para que os alunos vissem na prática conceitos como soluto, solvente, concentração e diluição.  Com intuito de analisar o processo de aprendizado e as experiências adquiridas ao longo da participação na atividade experimental, foi aplicado um formulário com questões relacionadas à atividade proposta, percebeu-se então que os estudantes conseguiram articular os conceitos de soluções, a partir dos experimentos realizados, além disso, foi perceptível também a participação e as interações argumentativas entre os estudantes, a fim de explicar os fenômenos observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

NEVES, Ana Vitória Barbosa; CAMARGO NETO, Albérico Lemos; SOUZA, Luiz Filipe Santana de; GROMBONI, Caio Fernando; LIMA, Luiza Renata Félix de Carvalho. A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1–14, 2023. DOI: 10.22481/reed.v4i11.14061. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/reed/article/view/15856. Acesso em: 6 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático