O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049

Resumo

Este trabalho propõe um "Dicionário Químico" como material didático para facilitar o aprendizado de conceitos complexos em Química. Desenvolvido no site canva.com, aborda temas selecionados com base nas experiências dos autores durante estágios de observação e regência no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. A proposta é que esse recurso seja utilizado na Educação Básica por alunos e professores, fornecendo uma abordagem acessível para interpretar os processos e simbologias envolvidos em conteúdos como cinética química e termodinâmica. Para avaliação do material didático, conduziu-se uma aula demonstrativa simulando um ambiente de Ensino Médio na disciplina Prática Integrada de Química I. Como parte da dinâmica da atividade, o "Dicionário Químico" foi incorporado na aula a fim de auxiliar na compreensão e resolução de perguntas sorteadas pelos estudantes. O material didático foi avaliado quanto a confecção e aplicação por dois grupos que utilizaram quatro critérios distintos de avaliação, previamente definidos na disciplina. Ao final, as avaliações indicaram que o “Dicionário Químico” tem potencial para ser utilizado em sala de aula. As contribuições recebidas foram consideradas para aprimorar mais a proposta, ressaltando o potencial do "Dicionário Químico" como um material de apoio ao ensino e aprendizagem de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

SILVA, Natália Alves Gomes da; SILVA, Ester Costa; LIMA, Francisco Carneiro; SOUZA, Rosilene Ventura de. O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1–13, 2023. DOI: 10.22481/reed.v4i11.14049. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/reed/article/view/15862. Acesso em: 6 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático