A química da bebida alcoólica: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047Abstract
O método Estudo de Caso (EC) surge como uma potencial ferramenta para o ensino de ciências, pois estimula a aprendizagem autodirigida e fomenta habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico. O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do caso “A química da bebida alcoólica" para a aprendizagem e ensino de química no ensino médio. A aplicação desse caso foi realizada numa escola em Itabuna/ BA, para alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio, por pibidianos da área de Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um questionário que foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Esta análise gerou quatro categorias emergentes, sendo elas: Separação de Misturas, Processos Bioquímicos, Características do Álcool. Por meio dessas categorias foi possível perceber que os alunos compreenderam as reações químicas que permeiam o desenvolvimento da bebida alcoólica, demonstrando interesse nos dados apresentados. Um experimento foi apresentado em sala de aula visando que os alunos participassem das discussões, sendo assim tendo a oportunidade de serem sujeitos ativos e participantes no processo de ensino e aprendizagem.
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