Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040Resumen
O ensino de ciências tem como um de seus objetivos a alfabetização científica dos estudantes, proporcionando-lhes um conhecimento dos conceitos, compreensão do método científico e do impacto da tecnologia na sociedade. Isso promove o desenvolvimento do pensamento crítico e capacita os alunos a se engajarem ativamente na sociedade. Para atingir esse objetivo, os professores precisam utilizar recursos e metodologias que despertem o interesse dos alunos e facilitem a compreensão dos conteúdos. A experimentação em sala de aula é um recurso valioso para tornar o ensino de ciências mais dinâmico e participativo, permitindo que os estudantes construam seu próprio conhecimento. O programa de residência pedagógica visa melhorar a formação de professores, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar experiências práticas nas escolas, sob a supervisão de um professor preceptor. O presente estudo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos sobre a realização de atividades práticas e seu aproveitamento na disciplina de química na educação básica. Para isso, os estudantes do terceiro ano do ensino médio participaram de uma experiência prática relacionada a polímeros no laboratório da escola. Embora a maioria dos alunos tenha relatado aumento de interesse e facilidade na compreensão dos conteúdos após a atividade prática, as questões em uma prova subsequentemente mostraram um nível de aproveitamento insatisfatório. Os resultados sugerem que, embora a prática experimental possa melhorar o interesse e a compreensão dos alunos, ainda há desafios a serem superados para garantir um aprendizado mais eficaz em sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.