Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035Resumo
A importância da educação escolar quilombola fica evidente principalmente pelo fato de ela possuir diretrizes curriculares próprias, alcançadas por meio da luta árdua desta comunidade por uma educação de qualidade que honre seu patrimônio, cultura e conhecimento. Diante disso, é fundamental ressaltar a necessidade de pesquisas que se aprofundem no ensino das ciências vinculadas a essa modalidade de ensino, evidenciando principalmente a formação de professores e professoras para atuar efetivamente, respeitando e trabalhando os conhecimentos quilombolas. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: como a formação de professores é relacionada à educação escolar quilombola na produção científica voltada para o ensino de ciências? Para essa investigação utilizamos um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que abordaram os tais temas no ensino de ciências. Foram encontrados cinco trabalhos que abordam a formação de professoras e professores na educação escolar quilombola, apesar da pouca quantidade de trabalhos encontrados, as pesquisas se mostram diversas, demonstrando a utilização de metodologias de construção e análise de dados variadas.
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