As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968Resumo
Os cursos de licenciatura em Química no Brasil são criados a partir da década de 1930 com base no modelo 3 + 1 de formação, que pouco contribui com a formação crítica dos professores. Nesse modelo, o licenciando vivencia a formação em componentes curriculares de química por três anos e por mais um ano em componentes curriculares de cunho pedagógico, geralmente sem levar em consideração os aspectos históricos e filosóficos do ser social, da ciência e da educação, proporcionando assim uma formação de professores de matriz tecnicista. O curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2007 rompeu com essa concepção de formação e, a partir da Dimensão Prática curricular, colocou os licenciandos em contato com uma perspectiva crítica de cunho histórico-social. À vista disso, o objetivo deste trabalho é apresentar o currículo baseado na Dimensão Prática do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, apontando indícios de como as reformas educacionais atuais, principalmente a BNCC e a BNFP, podem influenciar de forma negativa o curso de formação inicial. Este trabalho se vincula a uma pesquisa de doutorado em andamento. Concluímos que a vivência nos componentes curriculares da Dimensão Prática tem influência sobre a concepção de ser social, ciência e educação dos licenciandos, proporcionando uma formação numa perspectiva crítica, de cunho histórico-social, com base no materialismo histórico e dialético, que tende a romper com o formato 3 + 1 de formação de professores, sendo preciso apontar a necessidade de resistência frente a proposta da BNCC e da BNFP, que busca promover retrocessos tanto para a Educação Básica quanto para a formação inicial de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.