Transtorno do Espectro Autista e as estratégias pedagógicas para assegurar a inclusão: um estudo das produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13969Resumo
O presente artigo, de abordagem qualitativa e que se caracteriza como “Estado da Arte”, objetivou analisar teses e dissertações no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo inicialmente como base os seguintes descritores: “Transtorno do Espectro Autista” e “Estratégias Pedagógicas”. Essa busca implicou no encontro de duas (02) pesquisas, sendo todas dissertações, publicadas em 2020. Pelo pequeno quantitativo, modificamos os descritores para “Transtorno do Espectro Autista” e “Atendimento Educacional Especializado”, a busca apontou três (03) dissertações, todas publicadas em 2022. Ao cruzar os dados, selecionamos quatro (04) pesquisas para leitura em sua integralidade, visto que uma se repetia. As pesquisas revelam que apesar de serem pouco conhecidas e/ou utilizadas, as estratégias pedagógicas podem colaborar para o processo de ensino e aprendizagem das crianças com TEA. Dentre essas, destacamos, o Plano de Ensino Educacional Individualizado (PEI), o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que são consideradas como possibilidades para contribuir na inclusão educacional. Destarte, destacamos como relevante neste estudo, o aprimoramento dos saberes e conhecimentos dos/as professores/as, para que possam proporcionar aos/às estudantes uma educação equitativa.
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