Ludicidade na formação inicial: concepções de estudantes do curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15782Abstract
Este estudo objetivou analisar a(s) concepção(ões) de ludicidade presente (s) na formação inicial de Pedagogia e como esta(s) está(ão) subjacentes na percepção de estudantes da UFRB/CFP e UESB/Itapetinga. Foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória que teve como participantes 46 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados produzidos no ano de 2021 foram analisados a partir da análise de conteúdo, a partir de unidades de análise. Constatamos que os estudantes de ambas as instituições concebem a ludicidade como jogos e brincadeiras, mas também como algo que dá prazer. Evidenciamos que eles relacionam a ludicidade a aprendizagem, criatividade, imaginação, espontaneidade, liberdade, emoção, prazer, diversão, recreação. Assim, afirmamos a importância da ludicidade na formação de professores e que precisamos avançar para promovermos uma formação potencialmente lúdica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.