Uso de instrumentos de recolha de dados: uma análise das produções das ciências educacionais em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15535Abstract
A escolha adequada do instrumento para colecta é fundamental para que a pesquisa apresente resultados assertivos, confiáveis e úteis para a ciência e a sociedade. Assim, esta revisão de trabalhos de culminação de cursos universitários, tem por objectivo, analisar os tipos de instrumentos de recolha de dados adotados em pesquisas das Ciências Educacionais desenvolvidos em Universidades moçambicanas. Para o efeito, foram analisados 60 trabalhos tendo como foco o tipo de instrumentos, a natureza das questões e sua correlação com a pergunta e o objetivo da investigação. Os resultados indicaram a adoção de questionários, entrevistas e roteiros de observação. As três modalidades são amplamente reconhecidas e com uso consolidado no campo acadêmico da Educação/Ensino. Em alguns casos mais de um instrumento foi utilizado. Todos os instrumentos foram elaborados pelas autorias. No entanto, foi verificado que alguns dos instrumentos demonstraram baixa correlação com a questão e o objectivo da pesquisa, o que indica uma importante fragilidade na sua elaboração.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.