Aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida de professores
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i1.14622Resumo
A dinâmica e a sobrecarga do trabalho docente contemporâneo colocam o professor como um dos profissionais que apresentam maior risco de desenvolvimento de estresse ocupacional e acometimento de doenças crônicas, sendo apontado como provável problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos aspectos psicossociais do trabalho na qualidade de vida de professores. Estudo epidemiológico, transversal, realizado com 206 professores da rede municipal de ensino. Utilizou-se um formulário contendo informações sobre os dados sociodemográficos, qualidade de vida (WHOQOL-Bref) e os aspectos psicossociais do trabalho (JCQ), os quais foram analisados considerando o nível de significância de 5%. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob protocolo CAAE 153165716.9.0000.0055. Em condições de alta exigência no trabalho, há redução dos domínios da qualidade de vida, evidenciando significância estatística para os domínios físico (53,57) e meio ambiente (46,87), com valor de p<0,05. O ambiente psicossocial do trabalho é fator determinante na percepção da qualidade de vida dos professores. Condições psicossociais de trabalho desfavoráveis destacam-se como determinantes para a ocorrência de agravos à saúde, comprometimento das funções laborais e qualidade de vida de professores.
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