UM BREVE OLHAR HEIDEGGERIANO ACERCA DE ALGUMAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Caroline Vasconcelos Ribeiro

Palavras-chave:

Heidegger, Behaviorismo, Psicologia da Educação, Psicanálise

Resumo

O texto pretende, guiado pelo pensamento filosófico de Martin Heidegger, esboçar uma análise de algumas bases epistemológicas da Psicologia da Educação. Pleiteia alertar que, por mais que se reivindique o fim da ditadura mecanicista do pensamento moderno, a Psicologia da Educação, com vistas à aquisição de um status científico, é servil a esta ditadura visto que reverbera o pensamento behaviorista quando oferece aos educadores um arsenal de técnicas de controle e programação a serviço de ortopedias educativas. Por fim, indicará que a Psicanálise pode contribuir para instaurar uma revolução no ideal iluminista presente nas práticas pedagógicas em voga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. *Dialética do esclarecimento*. São Paulo: Zahar, 1983.

CUNHA, M. V. *Psicologia da educação*. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FERNÁNDEZ, A. *A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família*. Porto Alegre: ARTMED, 1990.

FOGEL, G. Martin Heidegger, et coetera e a questão da técnica. In: *O que nos faz pensar – Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio*. Rio de Janeiro, v. 2, n. 10, 1986.

GOULART, I. B. *Psicologia da educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica*. Petrópolis: Vozes, 1999.

HABERMAS, J. *Pensamento pós-metafísico*. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HEIDEGGER, M. *Constituição onto-teo-lógica da metafísica*. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1991a.

______. *Ser e tempo*. Tradução e notas Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1995. Parte 1.

______. *Carta sobre o humanismo*. Tradução Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Morais, 1991b.

KUHN, T. *A estrutura das revoluções científicas*. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LAJONQUIÈRE, L. *Para repensar as aprendizagens de Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber*. Petrópolis: Vozes, 1998.

MRECH, L. M. *Psicanálise e educação: novos operadores de leitura*. São Paulo: Pioneira, 1999.

MUNIZ, R. *Bion e o futuro da psicanálise*. Campinas: Papirus, 1993.

RIBEIRO, C. V. *A experiência de pensamento inaugurada por Martin Heidegger em Ser e Tempo*. 2000. 137 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2000.

WERTHEIMER, M. *Pequena história da psicologia*. São Paulo: Cultrix, 1970.

Downloads

Publicado

2026-07-08

Como Citar

VASCONCELOS RIBEIRO, Caroline. UM BREVE OLHAR HEIDEGGERIANO ACERCA DE ALGUMAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 1, 2026. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3034. Acesso em: 15 ago. 2026.