Valorização de potencialidades por meio da metodologia da avaliação de desempenho: análise da empresa SESI – Unidade Sudoeste

Autores

  • Juliana Moura Rocha de Souza
  • Marisa Oliveira Santos

Palavras-chave:

Desempenho, Avaliação de desempenho, Valorização de potencialidades

Resumo

: A prática de avaliar desempenho não é recente. Contudo, com o passar do tempo, essa prática tem se tornado cada vez mais sistemática e formal. As empresas utilizam o método de avaliação de desempenho para verificar em que medida a atuação do colaborador é satisfatória no que diz respeito aos objetivos empresariais. Por outro lado, também deve ser clara a preocupação com o próprio trabalhador, e este deve perceber que os seus esforços e os seus talentos são reconhecidos e valorizados pela empresa. Esta pesquisa objetivou, por meio da realização de um estudo de caso, analisar como o SESI (Serviço Social da Indústria) – Unidade Sudoeste utiliza esta ferramenta para promover a valorização de pessoas, além de interligar os resultados da avaliação às suas estratégias organizacionais. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: análise documental; questionário, aplicado aos empregados do SESI- Unidade Sudoeste que atuam em Vitória da Conquista, e a entrevista, realizada com o Gestor de Pessoas da Unidade. Por intermédio da análise dos resultados, foi possível inferir que a empresa possui um bom instrumento de avaliação de desempenho, porém alguns aspectos podem ser melhorados para que a gestão do desempenho traga mais resultados positivos tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MOURA ROCHA DE SOUZA, Juliana; OLIVEIRA SANTOS, Marisa. Valorização de potencialidades por meio da metodologia da avaliação de desempenho: análise da empresa SESI – Unidade Sudoeste. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 10, n. 15, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/ccsa/article/view/2014. Acesso em: 19 nov. 2025.

Edição

Seção

Administração