Dossiê temático "Educação básica: perspectivas sobre políticas e processos de ensino e aprendizagem"

2024-04-01

A Revista APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, uma publicação multidisciplinar, com especial enfoque sobre o processo educacional em suas variáveis filosófica e psicológica, bem como outras áreas do saber pedagógico a elas relacionadas, está organizando o dossiê temático Educação básica: perspectivas sobre políticas e processos de ensino e aprendizagem, organizado pelo Prof. Dr. Benedito Eugenio (UESB).

O conceito de educação básica trazido pela Lei de Diretrizes e Bases 9394/1996 introduziu uma nova forma de organização da educação nacional, assim como uma nova dimensão da formação humana. Com esse conceito presenciamos, no campo das políticas públicas, a ampliação do direito à educação, com efeitos diretos sobre os sujeitos que compõem as instituições escolares. Levando em consideração essas perspectivas, este dossiê se propõe a reunir artigos que tematizam a relação da escola com as políticas educacionais e suas articulações com o processo de ensino e aprendizagem. Serão aceitos para avaliação trabalhos que abordem: os currículos e as práticas educativas para a educação básica; os processos de ensino e de aprendizagem na escola; as políticas educacionais para a educação básica; os processos avaliativos e de exercício e aprendizado da docência na educação básica.

O trabalho deve ser original e inédito, e não pode estar em processo de avaliação por outra revista. 

O texto deve conter de 10 a 20 páginas (cerca de 15 a 50000 caracteres, excetuados os resumos e referências), e estar escrito em formato Word, fonte Garamond, tamanho 12.

O trabalho deve estar de acordo com as normas de publicação da revista e da ABNT, que podem ser conferidas no site da revista, no campo 'Submissões':

https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/about/submissions

Antes de submeter o artigo, os/as autores/as devem se cadastrar no site da revista:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/user/register

O prazos final para envio dos trabalhos é até 15 de setembro.