DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO – MS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10640

Palavras-chave:

Adolescência, Depressão, Habilidades Sociais, Escola

Resumo

A grande incidência de adolescentes com depressão, ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio em todo o mundo vem se apresentando como uma das principais causas de doença e incapacidade. Múltiplos fatores determinam a saúde mental de um estudante. O objetivo desse artigo é descrever os indicadores de depressão, suicídio e habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar. O estudo de caso investigou indicadores sobre a depressão, relacionados a habilidades sociais e ideação suicida no contexto escolar. Foi desenvolvido com base na pesquisa social e o tipo de abordagem é fenomenológico, trata-se de uma pesquisa que emprega técnicas quantitativa, qualitativa e descritiva por meio da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário socioacadêmico e dois testes psicológicos. Diante  dos resultados da pesquisa percebeu-se que 60% da amostra apresentou algum indicador de depressão. Então, foi identificada que quanto menor a frequência dos comportamentos, maior é a dificuldade e menos elaborado é o repertório de habilidades sociais dos adolescentes. Portanto, o ambiente escolar pode ser mais um local para desenvolver as habilidades sociais do estudante e trabalhar com programas de prevenção a depressão e suicídio.

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Biografia do Autor

Débora Sodré Gonçalves Carneiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Psicóloga. Pós-Graduada em Gestão de Saúde. Mestre do Programa em Pós-Graduação em Educação – Área de Concentração: Educação Social, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI/ Pantanal. Tem experiência na área de Psicologia Social, Clínica, Educacional e Avaliação Psicológica

Cláudia Araujo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pedagoga. Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Tecnologias. Mestre e Doutora em Saúde Pública. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal - Programa de Pós-Graduação em Educação – Área de Concentração: Educação Social.  Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI/ Pantanal. Atua nas áreas de Educação e Direitos Humanos, Educação Social, Educação em Espaços não Escolares, Educação Étnico-racial, Gênero e Diversidade, Violência e Saúde.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Carneiro, D. S. G., & Araujo de Lima, C. . (2022). DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO – MS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 215-232. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10640