AMOR FATI COMO POSSIBILIDADE DE VIDA ÉTICA EM NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10719Palavras-chave:
Além-do-homem, Eterno Retorno, NietzscheResumo
O presente trabalho se concentra em refletir sobre a relação entre o conceito de Além-do-homem e o Eterno retorno em Nietzsche. Com tais conceitos Nietzsche pretende estabelecer uma nova relação com a vida e com o tempo. O além-do-homem (ou super-homem) consiste na superação do homem, isto é, na necessidade de superar o homem uma vez que a referência maior historicamente consolidada foi perdida, a saber, Deus está morto. Nietzsche almeja um novo homem afirmador da vida, um “tipo superior”. Nesse sentido, o Eterno retorno se relaciona com o Além do homem. O pensamento abissal (Leia-se, Eterno retorno) é um pensamento terrível, uma vez que afirma que todas as coisas retornam eternamente, sem cessar; mas, pensa Nietzsche: afirmar o retorno eterno de todas as coisas é a máxima expressão da aceitação da vida, do amor fati. Não por acaso, Nietzsche o relaciona ao além-do-homem, um “tipo superior”: além-do-homem, eterno retorno e amor fati são, em última instância, as marcas de uma nova cultura em que deve prevalecer a afirmação da vida.
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